WEB 2.0 ao Serviço da Língua Portuguesa

Web 2.0 e o Ensino - Aprendizagem

Picture
Em pouco tempo, a Web 2.0 revolucionou a forma como as pessoas interagem umas com as outras e com o próprio conhecimento. De meros consumidores de informação, as pessoas passaram a tomar parte do processo de construção de conhecimento. Tem potenciado de sobremaneira diversas formas de publicação, partilha e organização do conhecimento. Aos seus utilizadores é dada a possibilidade de criar e recriar conteúdos, de recolher e utilizar contactos, recursos, ferramentas e produtos, acabando por construir autênticas redes de comunicação, interacção e conhecimento.
Os jovens são os primeiros adeptos desta nova forma de viver a Internet e os professores não podem alhear-se disso. O mais comum é encontrá-los a ver vídeos no Youtube, a ouvir podcasts, a enviar emails e a jogar computador, tudo ao mesmo tempo. Relacionam-se através de variadas redes sociais, adoram experimentar novas aplicações, interagem em mundos virtuais, participam em blogues, partilham conteúdos e lidam com múltiplos links, saltando de site em site, sem se perderem e de uma forma perfeitamente natural.
Cabe à escola aproveitar o potencial educativo que estas ferramentas podem revelar e integrá-las no processo de ensino-aprendizagem.


Web 2.0 - The machine is using Us
Este vídeo, da autoria de Michael Wesch, consegue de forma simples evidenciar as principais questões que a Web 2.0 levanta aos nossos dias.
O mesmo autor, nestes vídeos, conduz-nos para uma visão da escola, da educação e dos alunos, num futuro MUITO próximo.