WEB 2.0 ao Serviço da Língua Portuguesa
 
Social Bookmarking, em português Favoritos Sociais, permite aos utilizadores da Web uma forma de gravar, armazenar online, organizar e gerir os sites preferidos, recorrendo a sites que fornecem este serviço gratuito.
Desta forma os utilizadores que recorrem a estes sites podem gravar os seus favoritos, podendo aceder a eles onde quer que se liguem (casa, trabalho, etc...).
Quando se recorre a estes sites para gravar os Favoritos podem ser tomadas opções que permitam a esses mesmos Favoritos serem utilizados só pelo utilizador ou partilhados com outros utilizadores, criando palavras chave/etiquetas que permitam uma pesquisa.
Como este tipo de armazenamento de Favoritos está a tornar-se tão popular, os gestores de sites estão a recorrer a estes serviços para publicitar a sua página principal, ou até mesmo secções dos sites. Desta forma divulgam gratuitamente o site, permitindo que o mesmo seja encontrado mais facilmente por quem navega a internet.
Numa perspectiva educacional, poderá ser útil ao aluno para favorecer a organização de informação e a criação de uma biblioteca de links relacionados com os conteúdos didácticos das diferentes disciplinas. Para o professor a análise das redes Del.icio.us dos alunos pode dar uma boa imagem do percurso de aprendizagem do aluno facilitando a tarefa de apoio individualizado e uma avaliação mais formativa.

Alguns Sites de Social Bookmarking
Picture
Picture
Picture
Picture



Leave a Reply.