Social Bookmarking - WEB 2.0 ao Serviço da Língua Portuguesa
WEB 2.0 ao Serviço da Língua Portuguesa
 
Social Bookmarking, em português Favoritos Sociais, permite aos utilizadores da Web uma forma de gravar, armazenar online, organizar e gerir os sites preferidos, recorrendo a sites que fornecem este serviço gratuito.
Desta forma os utilizadores que recorrem a estes sites podem gravar os seus favoritos, podendo aceder a eles onde quer que se liguem (casa, trabalho, etc...).
Quando se recorre a estes sites para gravar os Favoritos podem ser tomadas opções que permitam a esses mesmos Favoritos serem utilizados só pelo utilizador ou partilhados com outros utilizadores, criando palavras chave/etiquetas que permitam uma pesquisa.
Como este tipo de armazenamento de Favoritos está a tornar-se tão popular, os gestores de sites estão a recorrer a estes serviços para publicitar a sua página principal, ou até mesmo secções dos sites. Desta forma divulgam gratuitamente o site, permitindo que o mesmo seja encontrado mais facilmente por quem navega a internet.
Numa perspectiva educacional, poderá ser útil ao aluno para favorecer a organização de informação e a criação de uma biblioteca de links relacionados com os conteúdos didácticos das diferentes disciplinas. Para o professor a análise das redes Del.icio.us dos alunos pode dar uma boa imagem do percurso de aprendizagem do aluno facilitando a tarefa de apoio individualizado e uma avaliação mais formativa.

Alguns Sites de Social Bookmarking
Picture
Picture
Picture
Picture



Leave a Reply.